quarta-feira, 31 de julho de 2013

GUERRA FRIA CONTINUA: MARA E JÚNIOR BERNARDO SE REÚNEM COM ALIADOS. FUTURO DA ALIANÇA CONTINUA INDEFINIDO.




Enfim, aconteceu a tão esperada reunião da cúpula situacionista riachuelenses.  
A reunião aconteceu nesta terça-feira, 30/07, na fazenda na Fazenda Salvação. Evento teve como objetivo tentar apaziguar os ânimos entre os próprias liderançasDe um lado a prefeita Mara Lourdes, assessorada pelo seu grupo de vereadores e demais lideranças e do outro lado, o ex-prefeito Júnior Bernardo, que pegou o caminho da fazenda salvação escoltado por um carro da polícia. Não pudemos identificar quem eram os ocupantes do carro do ex-prefeito.

Embora apoiadores da prefeita, como Chico Germano, tenham plantado por todos os recantos da cidade que hoje a prefeita Mara Lourdes iria colocar o cabresto no "homem" e ele ia comer o milho na mão da prefeita, que iria assumir o comando da política riachuelense. Um fato chamou a atenção: antes de se deslocar para a arapuca armada, o ex-prefeito falou para uma abelhinha no alpendre de Joabe Basílio que ia comparecer mas, se dependesse dele, poderia até oficializar o rompimento hoje, pois, jamais, iria deixar seus companheiros (Caetano, Joca entre outros) em um barco à deriva.

Terminada a reunião, um grupo veio na "seguindo" o ex-prefeito (vereadores Baíca, Camaleão, Ângelo Moura, Jânio Brasil) enquanto que outro grupo ficou na fazenda salvação com a prefeita.  O vereador Baíca foi para casa. Serivan esteve ausente.

Antes de seguir para a casa do vereador Ângelo Moura, JB deu uma parada na calçada dos Basílio. Lá, avisou que foi muito cobrado pela prefeita para tomar uma decisão e ao ser colocado no canto da parede falou para os presentes que se encontrava do lado do povo. Segundo fontes, nesse momento a prefeita tomou a palavra e se saiu dizendo que assim a culpada era ela.

Enfim, muita conversa e nada definido. 

Vislumbro que Mara se encontra com medo de perder seus aliados e Júnior Bernardo com receio de abrir de vez e gastar para segurar a turma que se encontra mamando nas tetas da viúva.  

O blog já avisou, vamos parar de fazer reuniões na caladas da noite para dirimir as questões pessoais e esquecendo os problemas do povo.


terça-feira, 30 de julho de 2013

CACHOEIRA PEDE (E MERECE) ATENÇÃO!


Exclusivo: Enquanto isso...no facebook.

Cano de esgoto quebrado, esgoto jorrando à céu aberto na rua de barro coberta de mato. 
Rua José Quixaba, Cachoeira do Sapo precisa de melhorias de infraestrutura. Prefeitura prometeu saneamento.
Muita lama, e um problema para quem trafega pelo local. 
Rua às margens da BR-304, Cachoeira do Sapo precisa de melhorias de infraestrutura
E, pior, num momento em que todos clamam pela respeito ao meio ambiente, eis que árvores são podadas de forma errada. E onde era sombra...
Poda das árvores ao lado da igreja em Cachoeira do Sapo. Desrespeito ao meio ambiente.
Moradores de Cachoeira do Sapo estão pedindo providências. Afinal, pagam seus impostos e precisam de tudo ao mesmo tempo, agora!

Alô, alô, prefeitura!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

IBGE confirma: Índice de Desenvolvimento Humano é baixo em Riachuelo.


Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil, divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revela um expressivo avanço do Brasil nos últimos 20 anos.


O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.
Mas apesar  de termos avançado nos últimos 10 anos, Riachuelo está situada na faixa de Desenvolvimento Humano Baixo. 

Veja o ranking das cidades do Potengi:

DENSENVOLVIMENTO MÉDIO
- São Paulo do Potengi: 0,622 (médio desenvolvimento humano);
- Ruy Barbosa: 0,605 (médio desenvolvimento humano);

DENSENVOLVIMENTO BAIXO
- Riachuelo: 0,592 (baixo desenvolvimento humano);
- Senador Eloi de Souza: 0,583 (baixo desenvolvimento humano).
- Barcelona: 0,566 (baixo desenvolvimento humano);
- Lagoa de Velhos: 0,589 (baixo desenvolvimento humano);
- São Pedro: 0,589 (baixo desenvolvimento humano)

OPINIÃO DO EDITOR:
Para uma IDH melhor, Riachuelo vai precisar investir em educação que forme e qualifique as pessoas para um mercado de trabalho local que gere emprego e renda de forma sustentável, além, claro na melhoria do acesso e atendimento em saúde de qualidade. Políticas públicas inclusivas, claras, transparentes, e acima de tudo destinada não apenas a uma grupo mas a toda a população. Só assim, poderemos sair de baixo para o topo da pirâmide. 

domingo, 28 de julho de 2013

ARMARIA, NÃM!

Não é de hoje que a população cobra das autoridades mais atenção para a solução dos problemas que enfrentam e que prejudica o desenvolvimento da cidade.


Com a advento das ferramentas sociais, do seu alto poder de influência e amplificação, a sociedade parece não entrar no conto dos sonhos maravilhosos, do mundo maravilhoso e das mentiras maravilhosas que insistem em nos impor.




Tanto vereadores, como gestor, como qualquer agente político deve saber ouvir a voz das ruas. E ele tá falando alto!
A melhor obra, é aquela que nasce aqui. Que é fruto da atitude local. Chega de se apropriar do que é dos outros para dizer: eu fiz! Ninguém vai mais cair nessa. A menos que seja muito desavisado.

Este blog cumpre a função de dar voz aqueles que precisam ser ouvidos por qualquer um dos Poderes a que esta mensagem se destine.Queremos atitude!  Sem nhe-nhe-nhem, enheco-enheco e blá-blá-blá. 


AOS POLÍTICOS RIACHUELENSES: VAMOS PARA DE FAZER REUNIÃO PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS PESSOAIS E SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA CIDADE E DO POVO DE UMA FORMA GERAL.

Damião Medeiros, explica o fenômeno da CERRAÇÃO

Esta semana, nossa cidade foi tomada por um fenômeno natural. Parecia até que estávamos no sul do país. Atrás de informações para poder explicar aos leitores o motivos da cerração, encontrei o belo texto do nosso amigo e reformista ambiental, Damião Medeiros. Segue abaixo:

CERRAÇÃO na cidade de Riachuelo-RN, agreste, resultante de uma inversão térmica, fenômeno que não é comum nesta área do semiárido, mas tão somente nas áreas Serranas.

No período de julho a agosto a temperatura ambiental cai de 3 a 5 graus centígrados à noite nesta área,  se comparada a outras épocas do ano.

Mas desta feita a causa da cerração, com a inversão térmica resulta das baixas temperaturas que estão se manifestando nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, que de tão intensas chegam ao semiárido nordestino.

Pode-se dizer, sem exagero, que a inversão térmica, nesta área do agreste, trazendo tanta poluição Enquanto em São Paulo - capital, e nas cidades industriais, a cerração com inversão térmica traz toda poluição atmosférica para a litosfera, ao mesmo tempo que impede a poluição subir da litosfera e hidrosfera para a atmosfera, no semiárido nordestino, onde a poluição atmosférica é uma das mais baixas do Brasil, teve de amargar a poluição atmosférica trazida da Região Sudeste pelo dinamismo atmosférico e, também, a poluição atmosférica da Amazônia.

Além da poluição visual (da fotografia) bloqueando a luz do sol, o ar que se respirou neste dia em Riachuelo-RN tinha CATINGA de fumaça da queima de petróleo e da queima de madeira verde, estranha para o ambiente concorre para aumentar as doenças cardiovasculares, mas também pode importar microrganismos estranhos.

Com informações do blog: http://dsoriedem.blogspot.com.br



CÚPULA SITUACIONISTA TEM REUNIÃO ADIADA. MAS JÁ TEM NOVA DATA.


A reunião que ia acontecer nesta sexta-feira não aconteceu. Júnior Bernardo, resolveu ficar em Natal.
Além disso, houve uma grita geral por parte de alguns vereadores que não receberam convite. Dizem, que a reunião agora será terça-feira! E mesmo com alguns querendo distância, o jeito é correr atrás! E é bom que fique claro: frente a tudo isso que está aí, se fazer presente não significa dizer SIM. Fica o conselho.


Um novo riachuelense nasceu!



A presidente do diretório municipal do PT e também do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachuelo, Josana Lima, deu a luz a mais um primogênito. 


Um novo irmão para Murilo e mais um motivo para o papai Moacir se orgulhar. 



A chegada do mais novo riachuelense, aconteceu nesta sexta-feira é motivo de muita alegria para todos. 
Parabéns as famílias Lima e Oliveira.


O blog deseja muita saúde!

Cartão-Postal Riachuelense: Praça Manoel Severiano




Praça Manoel Severiano, local onde se encontra localizada a nossa igreja católica e o Posto de Saúde.
No passado, o velho e tradicional mercado público foi local de repouso para os visitantes de nossa cidade. Enfim, uma praça edificada em uma parte histórica da cidade.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Novas cédulas de 2 e 5 reais começam a circular a partir de segunda, 29/07





As novas cédulas encerram o ciclo de substituições iniciado pela autoridade monetária em 2010. Naquele ano, foram divulgadas imagens dos seis novos modelos. As cédulas da segunda família do real trazem o valor da nota no canto superior direito. Quando ela é posta em movimento, os algarismos variam da cor azul para a verde e uma barra brilhante parece rolar sobre eles.

A substituição das cédulas antigas pelas novas no dia a dia dos brasileiros será gradual, conforme as primeiras forem tiradas de circulação em função do desgaste natural.

Exclusivo: encontro com a Prefeita Mara Lourdes


Democracia. O que seria de todos nós sem os direitos a liberdade que ela nos garante? 

Mas essa mesma liberdade põe os comunicadores muitas vezes na berlinda, pois é necessário, acima de tudo, usar bem o senso crítico para se fazer entendido. 

Uma prova disso foi o encontro casual que este blogueiro teve com a prefeita Mara Lourdes. E ao contrário do que muita gente - escondida covardemente no anonimato das ferramentas digitais, o tom do encontro foi bastante amistoso.

Abaixo, transcrevo alguns momentos desse rápido, mas exclusivo, encontro em que a prefeita teceu comentários e deixou recados.

Vamos lá:







































O encontro foi casual, ocorreu hoje a tarde na rua Absalão Campos.

A prefeita fazia uma visita a rua, e aproveitei o momento para cobrar o calçamento da rua Absalão Campos, pois a mesma se encontra em péssimo estado de trânsito para carro e pedestres. A prefeito sinalizou positivamente para o meu pedido.

Logo depois, perguntei se a Prefeita acesa o blog Dois Quadros, respondeu que sim, que acesa sempre, e disse: "o blog faz muitas críticas", e usando uma frase popular disse: "você bota pra lascar na administração".  Nesse momento, todos riram.

Logo, argumentei que o blog tinha essa linha crítica mas que é feito de forma construtiva, que não aceita comentários anônimos que trazem palavras que visam denegrir a imagem das pessoas, principalmente os agentes públicos.  Ela, Mara, concordou e disse "sou contra também, porque os comentários anônimos são muito vorazes e sempre atingem as pessoas de bem".

Questionei sobre a atuação do PT, que tem destinado muitos benefícios para sua administração. Nesse momento, a prefeita interrompeu e disse: "nossa presidente",  Foi quando, insisti, e perguntei porque o PT não ter sido convidado para fazer parte do governo dela. Ela foi dura, esquecendo que o partido pode ser um aliado no futuro: "O PT não votou em mim"Mas concordou que o PT não denegriu em nenhum momento a imagem dela durante a campanha.

Antes de nos despedir-mos, num tom sorridente, a prefeita Mara Lourdes sugeriu: "Nivaldo, publique também as coisas boas da administração". Quando falei que até o momento, só tinha com boa da presidenta do PT, ela falou mais uma vez "nossa presidenta"deixando entender que ela tem grande simpatia pela presidenta Dilma para presidente e poderá votar nela para presidente.



Pensamento do Professor



A liberdade de imprensa 

“não é uma concessão das autoridades”.

É “um direito inalienável do povo”.

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski

quinta-feira, 25 de julho de 2013

FOTO-LEGENDA: TEM GUAXINIM ESPIONANDO REUNIÕES NOS ALPENDRES

GUAXINIM TEM UMA ÓTIMA VISÃO À NOITE,
QUANDO ACONTECE  AS REUNIÕES SECRETAS.

CURTAS DO BLOG: FUZUÊ

E tome chá!
Sexta-feira, 26 de julho, às 19 horas. A data que vai abalar o cenário político de Riachuelo. Trata-se dia em que vai acontecer o encontro que vai colocar frente a frente a prefeita e a maior estrela da constelação política de Riachuelo (vc já sabe quem é, né?). Este blog já "denominou" o nome do ato: Chá da Salvação. Parece até nome de culto, o problema é a quantidade de pecadores que vão aparecer por lá!

Atuante
Independente do resultado eleitoral, o PT Riachuelo saiu bastante fortalecido das eleições. Prova disso é que a presidente do partido, Josana Lima, dará continuidade por mais um mandato a frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Além disso, o partido terá filiados e simpatizantes, concorrendo a vagas para o Conselho Tutelar do nosso município. 

Má impressão
Segundo fontes do conselho, o promotor de São Paulo do Potengi está estarrecido com o que vem acontecendo no processo eleitoral do Conselho Tutelar de Riachuelo. 

Boa impressãoMuita gente me parabeniza por manter o combate ao anonimato. Ao não aceitar anônimos, ficamos livres de comentários baixos e agressões gratuitas, o que ajuda a fidelizar leitores e manter o blog num nível superior.



Confirmado
Mais uma grande liderança política confirma entrevista a este blog.  Aguardem que vem entrevista-bomba por aí!


quarta-feira, 24 de julho de 2013

ACENDEU A LUZ VERMELHA!




Alguns gestores dos municípios potiguares tem não tem demonstrado zelo com o que é do povo, leia-se: prefeitura, já estão se preocupando em administrar com responsabilidade. 

Alguns, pressionados pelas duras quedas no FPM, já anunciaram cortes nos gastos que eram realizados sem necessidade, a bem da verdade.

A segunda parcela de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) registra uma queda de 10,82% em relação ao mesmo repasse de 2012. 

Segundo analistas, a situação exige que os prefeitos tenham metas financeiras bem definidas e controle eficaz nos gastos. Ou seja, administrar com cautela.

Infelizmente, as vezes por não ter experiência ou falta de assessoria, vemos muitos prefeitos e prefeitas atrasando o salário do funcionalismo, comprometendo o pagamento aos fornecedores e até mesmo arrastando por meses promessas com prazo de validade vencido. Tudo por pura falta de competência e responsabilidade na administração.

O sinal acendeu e ele é vermelho. Como que diz: pare e tome cuidado, senão as coisas desandam ainda mais.


CURTAS DO BLOG: MADRUGADA QUENTE.

SALVAÇÃO 
A Presidente Dilma Rousef sancionou a Medida Provisória (MP 610/2013) que ficou conhecida como como MP da Seca. A nova medida prevê que as famílias participantes do programa Garantia-Safra terão direito a um adicional de até R$560,00 referente a safra 2011/2012. Assim, o benefício do Garantia-Safra poderá chegar a até R$2.320,00. É a mamãe noel do PT ajudando aos nos agricultores com uma renda extra.

PODE COPIAR (1)?
O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, anunciou na tarde de segunda-feira, 22, a exoneração de 250 servidores públicos temporários que ocupavam cargos em comissão no município. Segundo o gestor, a medida se faz necessária em face das quedas frequentes de receita - FPM e ICMS. Todos os secretários adjuntos e seus coordenadores e assessores pegaram o boné. Um belo exemplo que deveria ser seguido pela maradministração, que realizou um festival de nomeações e agora não tem coragem de baixar a caneta no minado campo do nepotismo.


PODE COPIAR (2)?

O prefeito de Bento Fernandes, Ivanaldo Fernandes se reuniu com lideranças políticas ligadas ao seu sistema. Na pauta, a avaliação da gestão municipal no primeiro semestre e a listagem de novas prioridades para o segundo semestre deste ano. Já em Riachuelo...












ANOTE NA AGENDA.
Comenta-se na cidade que a prefeita Mara Lourdes, encontra-se realizando reuniões na caladas da noite. O objetivo a formação de um grupo de sustentação política em que ela seja a comandante. Teve aliado que não foi convidado e a lamentação foi grande. Mas, aí vem a recompensa:  tem outra reunião marcada para próxima sexta-feira. Inclusive, com a presença de muitos peixes grandes da nossa política. Dizem, ainda não está confirmado, que a próxima reunião contará com a presença do líder político da cidade, o ex-prefeito Júnior Bernardo. O encontro promete!



REAPROXIMAÇÃO?Júnior Bernardo passou o final de semana em Cachoeira do Sapo. Voltou a andar a pé pelas ruas da comunidade. Entre uma rua e outra, foi visto pelos radares políticos, conversando com a ex-vice-prefeita, ex-vereadora, Mariquinha (Mãe do publicitário e ex-vereador Micarlos Medeiros). Na companhia da conversa, que teve cerca de uma hora, estava o empresário do ramo de construção civil, Severino Nunes. 




DANÇA DAS CADEIRAS
Sai mais um. Henrique Melo, ex-vereador deste município, foi exonerado do cargo que ocupava na prefeitura de Riachuelo. 
Entra mais um.
Clécio Felipe, é o mais novo contratado da Prefeitura de Riachuelo. Clécio é de Cachoeira do Sapo e conhecido em toda a região pelas qualidade futebolísticas quando ainda era jovem. Atualmente, estava trabalhando na rede de postos do ex-prefeito Júnior Bernardo. É primo da prefeita, irmão do secretário de educação Clemilson de Sena Felipe.  



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Eleição no Conselho Tutelar: candidatos definidos


A Comissão Eleitoral realizou, na manhã de hoje, 22/07, na Secretaria de Ação Social, exame seletivo da eleição para os pré-candidatos a membro do Conselho Tutelar de Riachuelo.

Segundo as regras do processo, somente que passa nas provas aplicadas pelas presidente da Comissão Eleitoral, sob a presidência da Sra. Silvia Dantas Romão, e pela Psicóloga Sra. Marina, podem concorrer a uma das vagas.


O resultado foi liberado hoje a tarde e dos 10 pré-candidatos, 7 obtiveram o direito de concorrer a eleição, são eles:
Ingrid Alves, João Paulo, Hudson Sena, Nilva Lúcia, Manoel Venâncio, José Medeiros e Diego

Ficaram de fora da relação, por não ter obtido nota suficiente para concorrer o cargo:
Edson Brasil e Eugenia Duarte (ambos de Riachuelo), além de Ninha Dantas (de Cachoeira)

Cabe agora, dentro das regras estabelecidas pelo próprio Conselho, que os candidatos aprovados apresentarem suas propostas de trabalho em favor da garantia dos direitos das nossas crianças, adolescentes.

Boa sorte a todos!


domingo, 21 de julho de 2013

PANELA DE PRESSÃO



A quem diga que a prefeita Mara Lourdes ande com receio de sua administração desmoronar igual a dunas de areia, soprada pelos fortes ventos da nossa política.

Por isso, após demitir o secretário do meio ambiente, Sr. Rêmulo Basílio e o mestre de obras, neguinho de dona áurea, até agora tido como os únicos bodes expiatórios, como precaução, recuou de forma célere e não teve coragem de dar continuidade ao vasto numero de demissões que se encontram infiltradas na oligarquia e no nepotismo.

Dizem haver forte pressão das famílias Sena e Felipe para manter tudo como está e não exonerar a procissão de cargos comissionados que se encontra legalmente enquadrados na Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal Mesmo com  o distanciamento do líder político ex-prefeito Júnior Bernardo e o rompimento do atual vice-prefeito Caetano Sena e do futuro presidente da Câmara Municipal, vereador Joca Basílio. 


ELEIÇÕES NO PT.


O Partido dos Trabalhadores realiza suas eleições internas este ano.

11 de setembro, é o dia para que os candidatos possam registrar suas chapas, para concorrer à presidência do diretório da executiva municipal. Para concorrer, os filiados terão que se encontrar legalmente em dia com a tesouraria do partido e em dia com suas obrigações eleitorais.

Aqui em Riachuelo já existe filiados, leia-se Carlos Zamir, que foi candidato a vereador pelo PT, obtendo 13 votos, está visitando filiados afim de alinha-los ao seu pensamento de ser presidente do partido a nível local. 

No entanto, alguns filiados do partido aguardam o posicionamento da atual presidente Josana de Lima, afim de novos direcionamentos.


Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR