quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bacalhoada paulistana?Tomate e batata são os vilões da inflação da bacalhoada da semana santa!!!
Com alta em alguns acompanhamentos de quase 50%, prato típico da Páscoa pode ficar mais ou menos caro em relação ao ano passado conforme a receita


Tomate e batata são os vilões da inflação da bacalhoada
"Prato do dia: cuidado com os vilões da inflação na sua bacalhoada"
SÃO PAULO - O tomate é o vilão da bacalhoada nesta Páscoa, comaumento de preço acumulado de 49,61% desde o início do ano. O próprio peixe protagonista do prato típico da celebração religiosa subiu apenas 2,73% deste janeiro.
Mas a bacalhoada tem outros vilões infiltrados este ano: a batata subiu 36,17%, segundo os números apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas da USP (Fipe), responsável pelo índice de preços ao consumidor (IPC), que mede a inflação da classe média em São Paulo.
A média ponderada dos preços medidos pela Fipe aponta inflação de 1,46% neste ano até 13 de abril. O cálculo ponderado leva em conta o peso de cada produto nos gastos médios das famílias.
Alguns produtos podem subir ou cair muito além da média, por fatores climáticos, sazonais ou por efeito da alta do dólar, quando são importados, mas as vezes pesam pouco na inflação.
Se a bacalhoada é acompanhada de couve, por exemplo, o consumidor pode anotar mais um vilão: a hortaliça acumula alta de 45,07% em 2014. O pimentão, outro ingrediente sempre presente, aumentou 28,38% desde janeiro.
Outras altas importantes este ano são as da cebola, com 17,23% de alta, e dos ovos, com 11,32%.
Mas, para quem está assustado com a inflação da bacalhoada, uma boa notícia: a azeitona ficou mais barata desde janeiro. O preço caiu 0,42% na média. Mas, em 12 meses, a alta até 13 de abril é de 11,23%.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR