segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Educação Ambiental!!! A seca no nordeste...um curral eleitoral para os políticos desonestos intermediar o voto de cabresto através do coronelismo!


"Imagens do município de Riachuelo e ao fundo o Pico do Cabugi"
Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, BahiaCeará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais. 
Causas da Seca

As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino.

Seca, fome e miséria: um problema social

"Açude no município de Riachuelo em  uma comunidade de assentados" 
A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.

O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades.
Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região. Estamos de olho, texto (s) do Professor de Física Nivaldo Lopes/Damião Medeiros,  professor em educação ambiental ambiental que realizou o trabalho fotográfico na região afetada pela seca. Segundo o professor Damião Medeiros que é especialista no assunto, não temos agricultura, não temos pecuária, não há produção de alimentos, não temos água no açude; Culpa da seca? Toda essa DESGRAÇA, incluindo (das potagens de hoje) os esgotos à céu aberto, os lixões dentro das cidades é fruto do analfabetismo cientifico brasileiro; é seca cultural.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR