quinta-feira, 19 de abril de 2018

Joaquim Barbosa se reúne com PSB para acertar candidatura à Presidência
Joaquim BarbosaIntegrantes do PSB entusiastas da candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência da República iniciam nesta quinta-feira (19) uma peregrinação entre os demais caciques da legenda para pacificar as resistências em relação ao ex-ministro do STF(Supremo Tribunal Federal).
O primeiro passo é uma reunião da cúpula do partido, na qual será discutida uma estratégia da campanha e condutas prioritárias tanto para o jurista quanto para a sigla. "É um contato para pessoas do partido para sentirem dele a disposição [de disputar as eleições], ele colocar o que defende", afirmou ao HuffPost Brasil o líder do PSB na Câmara, deputado Júlio Delgado(MG).
Além das lideranças da Câmara e do Senado e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, foram chamados para o encontro o vice-presidente da sigla, Beto Albuquerque, o secretário-geral da legenda, Renato Casagrande e os 5 governadores: Paulo Câmara(Pernambuco), Márcio França (São Paulo), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Daniel Pereira (Rondônia) e Ricardo Coutinho (Paraíba).
Apoiadores do ex-ministro se esforçaram para minimizar divergências internas antes do lançamento da candidatura. Na avaliação de Delgado, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajudou a diminuir a resistência em Pernambuco, estado de Eduardo Campos, presidenciável do PSB em 2014 morto em um acidente durante a campanha.
Havia uma articulação local entre socialistas com o PT. Na disputa pela reeleição, Paulo Câmara poderia apoiar Lula em troca da desistência da candidatura de Marília Arraes ao governo pernambucano. A petista é prima de Eduardo Campos e rompeu com o PSB em 2014.
Apesar de o PT insistir que Lula será candidato, há expectativas de que a candidatura seja barrada pela Justiça Eleitoral. Condenado em 2ª instância, o ex-presidente se enquadra na Lei da Ficha Limpa.
Aliados do ex-ministro também minimizam a resistência em São Paulo. Vice no governo de Geraldo Alckmin (PSDB), Márcio França chegou a propor uma chapa com Alckmin e Barbosa. "Decidir se vai ser candidato a presidente ou vice-candidato a presidente é uma coisa que a gente vai fazer mais à frente, de acordo com o andar da carruagem", afirmou, após evento no Ministério Público de São Paulo na última segunda-feira (16).
No mesmo dia, o socialista afirmou, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que pretende convencer o partido da união até as convenções de julho.
Também se cogita uma aliança com Marina Silva, pré-candidata da Rede ao Planalto. Carlos Siqueira, contudo, afirmou nesta quarta que ela deve continuar como candidata. Vice de Campos em 2014, ela disputou a corrida presidencial pelo PSB após a morte do socialista.
"A candidatura do ministro Joaquim Barbosa está sendo construída tijolo a tijolo", afirmou Siqueira a jornalistas nesta quarta-feira (18), no lançamento do Manifesto pela Democracia, iniciativa com legendas progressistas. De acordo com ele, o jurista pode "oxigenar a política brasileira, que tanto precisa de renovação".

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR