domingo, 1 de março de 2015

ESQUIZOFRENIA É A TERCEIRA CAUSA DE PERDA DA QUALIDADE DE VIDA, DIZ OMS

Universo-Jatoba-esquizofreniaVocê sabe o que é esquizofrenia? A esquizofrenia é caracterizada por uma desestruturação psíquica onde o indivíduo perde a sua capacidade de integrar suas emoções com seus pensamentos e pode ter delírios, alucinações e/ou comportamentos que demonstram a perda do juízo crítico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos de idade.
“A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e seus indícios podem surgir já na infância ou na adolescência. A doença acomete com mais frequência homens entre 15 e 25 anos. Já em mulheres, os sinais da doença, geralmente, surgem mais tarde, mas há exceções. Os médicos até agora não conseguiram descobrir e comprovar as causas exatas da esquizofrenia, mas acredita-se que fatores genéticos estejam envolvidos no seu desenvolvimento”, explica Dr. Isidoro Cobra do Santos, psiquiatra da Clínica Maia.
Segundo ele, a doença compromete, principalmente, o pensamento e o comportamento, mas outros sintomas podem surgir, os chamados sintomas acessórios, como as alucinações (percepções falsas do ambiente), o esfriamento afetivo, distúrbio de conduta, de memória e de cognição, a diminuição da fala, isolamento social, entre outros.
A esquizofrenia não tem cura, mas com tratamento adequado a pessoa pode ter uma vida normal. “Hoje, existem alguns que melhoram o comportamento permitindo que o paciente conviva melhor em sociedade e com sua família, ficando fora dos hospitais e, até mesmo tenha um trabalho”, conta.
O tratamento é feito com medicamentos, psicoterapia, terapias ocupacionais e conscientização dos familiares. “É necessário que a família tenha orientação adequada, o responsável pelo paciente deve chamar os outros membros da família e explicar toda a situação. O ideal é pedir uma conversa com o psiquiatra que está cuidando do caso”, reforça.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR