O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu nesta terça-feira (10) afastar a governadora do estado. Rosalba Ciarlini (DEM) foi condenada por abuso de poder econômico e político. A Corte também notificou a Assembleia Legislativa do RN a empossar o vice-governador Robinson Faria (PSD). A assessoria de comunicação do governo informou que só vai se pronunciar quando o Estado for notificado. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE-RN, a decisão é referente a irregularidades ocorridas durante a campanha eleitoral da Prefeitura de Mossoró - RN, na qual a governadora apoiou a prefeita eleita Cláudia Regina (DEM). A governadora Rosalba Ciarlini é acusada de ter utilizado o avião oficial do Estado para viajar a Mossoró e participar da campanha! Estamos de Olho, pois, existe as brechas na lei eleitoral e com certeza a governadora volta ao cargo e fica nesse sai e volta, até terminar o seu mandato... A governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), não vai se pronunciar sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, hoje (10), que determinou o seu afastamento do cargo e posse do vice-governador Robinson Faria (PSD). Segundo do secretário estadual e Comunicação, Paulo Araújo, qualquer esclarecimento sobre o caso “ficará com os advogados dela”, que vão recorrer da decisão no TSE...
Com a cassação da governadora Rosalba Ciarlini, decidida pelo Tribunal Regional Eleitoral, assumirá o vice-governador Robinson Faria (PSD). A maioria dos juízes do TRE decidiu notificar a Assembleia Legislativa para que, o quanto antes, empossasse o vice-governador. Diante dessa situação, Robinson deve se tornar um candidato natural ao governo no próximo ano.Apesar da experiência da defesa da governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), o Tribunal Regional Eleitoral alega que o recurso no processo contra a chefe do Executivo estadual transitou em julgado. Portanto, os prazos recursais haviam sido perdidos.
O advogado Felipe Cortez informou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral contra a decisão da Corte Eleitoral potiguar. “Não havia o pedido de afastamento da governadora do cargo, isso surgiu no julgamento do TRE. Em primeira instância, o que houve foi a aplicação de multa. Agora o TRE decide afastar. Vamos recorrer imediatamente ao TSE. Decisão não se discute, recorre-se”, disse o advogado Felipe Cortez ao Panorama Político, da Tribuna do Norte.Destaque no jornal O Globo. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu, nesta terça-feira, pelo afastamento da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Pela decisão, ela fica inelegível. Foram cinco votos pelo afastamento da governadora contra um. Ela é acusada de usar a máquina pública para beneficiar candidato à prefeitura de Mossoró. Ainda cabe recurso da decisão.
Colaboração no texto Vereador Jorlan Cardeck...
Nenhum comentário:
Postar um comentário