Lei exige fim de lixões até este sábado e 60% das cidades não se adequaram e Riachuelo está nessa rota da irregularidades!
Política de Resíduos Sólidos determina extinção de lixões até 2 de agosto.
Cidades com lixo a céu aberto podem responder por crime ambiental.
Termina neste sábado (2) o prazo de quatro anos para as cidades brasileiras adequarem sua gestão do lixo às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Sancionada em 2 de agosto de 2010, ela determina ações como a extinção dos lixões do país, além da implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios.
Pela lei, a partir deste domingo (3), as prefeituras com lixo a céu aberto podem responder por crime ambiental, com aplicação de multas de até R$ 50 milhões, além do risco de não receberem mais verbas do governo federal. Os prefeitos, por sua vez, correm o risco de perder o mandato.
Em tese, se a legislação for cumprida à risca, muitas cidades podem ser punidas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, somente 2.202 municípios, de um total de 5.570, estabeleceram medidas para garantir a destinação adequada do lixo que não pode ser reciclado ou usado em compostagem. Imagens cedidas pelo professor em educação ambiental Damião Medeiros do blog dsoriedem, um pernambucano que nunca teve o título de cidadão riachuelense reconhecido, mas alguém lembra que no próximo ano passado na festa de emancipação concederam um título de cidadão riachuelense em favor de um riachuelense para bajular um deputado federal que nunca fez nada por nossa cidade e o pior, sem passar pela câmara municipal , que calou e passou um zipper na boca e não cassou o título. Estamos de olho!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário