sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Astrônomos capturam explosão estelar mais brilhante já registrada

Luminosidade de evento, conhecido como supernova, foi equivalente a 570 bilhões de sóis. Cientistas ainda não sabem explicar natureza de fenômeno.

Ilustração mostra como seria explosão ASASSN-15lh vista de planeta a 10 mil anos luz de distância (Foto: Wayne Rosing)

Um grupo de astrônomos relatou hoje ter conseguido registrar a mais brilhante supernova -- explosão estelar -- conhecida até hoje. O evento foi detectado em junho do ano passado, mas cientistas demoraram a confirmá-lo porque não sabiam ainda a que distância estava o fenômeno.
Tendo ocorrido a 3,8 bilhões de anos luz de distância, a supernova foi registrada pelos telescópios gêmeos do projeto ASAS-SN (All Sky Automated Survey for SuperNovae), em Cerro Tololo, no Chile.
Após telescópios no resto do mundo observarem os estágios seguintes da explosão, conseguiram determinar a distância com precisão e concluíram que, a partir do brilho relativo, era possível dizer que estavam olhando para a mais violenta supernova já vista.
O brilho do evento foi equivalente à luminosidade de 570 bilhões de sóis, afirma um estudo publicado pelos astrônomos nesta quinta-feira na revista "Science". O número também é equivalente ao brilho de 20 galáxias equivalentes à Via Láctea.
A supernova foi registrada pelos astrônomos com a sigla ASASSN-15lh e continua sendo estudada pelos cientistas. Pertencente a uma classe de explosões batizadas como "supernovas superluminosas", a natureza de sua energia ainda é um mistério.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR