Com o objetivo de promover o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar; cursos como Horticultor Orgânico; Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças; Agente de Desenvolvimento Cooperativista; Fruticultor; Produtor Agropecuário; permitem aos moradores da zona rural o aprendizado de técnicas sustentáveis que podem ser aplicadas em suas propriedades gerando ampliação de renda.
Para a aluna Irene Medeiros da Cunha; 74 anos; da Comunidade Bananeiro; em Jardim do Seridó; voltar à sala de aula foi muito transformador. “Faziam mais de 20 anos que eu estava fora da sala de aula; e foi muito bom voltar a estudar. Aprendi a acabar com pragas nas verduras sem o uso de agrotóxicos. O conhecimento que adquiri é o maior bem que deixarei para meus filhos e netos”.
Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Angicos; Ivanaldo Rogério; a oferta de cursos do Pronatec na zona rural é uma importante oferta para atender as demandas do ambiente rural. “No Brasil; a agricultura familiar representa 84% de todas as propriedades rurais do País e no RN temos mais de 90 mil estabelecimentos agrícolas. A oferta de cursos do Pronatec no campo ajuda a promover a qualidade de vida na agricultura familiar. Através do conhecimento de práticas sustentáveis e mais modernas; o produtor pode não só melhorar a produção; como também aumentar a renda”.
Através da parceira entre EAJ; Ministério do Desenvolvimento Agrário e os Sindicatos Rurais do Rio Grande do Norte; 67 cursos foram ofertados ao longo de 2016 nos municípios de Angicos; Areia Branca; Baía Formosa; Barcelona; Baraúna; Bodó; Brejinho; Carnaubais; Cruzeta; Equador; Extremoz; Goianinha; Ipanguaçu; Ipueira Jaçanã; Jandaíra; Jardim do Seridó; João Câmara; João Dias; Jundiá; Lagoa Salgada; Lagoa de Pedras Lajes Pintadas; Macaíba; Marcelino Vieira; Martins; Maxaranguape; Nísia Floresta; Nova Cruz; Ouro Branco; Paraú; Pedra Preta; Pedro Velho; Pilões; São Vicente; Fernando Pedroza; Natal; OlhoD´Água do Borges; Patu; Porto do Mangue; Presidente Juscelino; Santana do Matos; Santo Antônio; São Bento do Trairí; São Fernando; São José de Mipibu; São Gonçalo do Amarante; São Miguel do Gostoso; Senador Georgino Avelino; Serra do Mel; Serra Negra do Norte; Tenente Laurentino Cruz; Triunfo Potiguar, Upanema e Vera Cruz. 1310 trabalhadores rurais foram beneficiados com a oferta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário