quinta-feira, 26 de outubro de 2017

CVM abre processo contra Joesley e Wesley Batista por uso de informação privilegiada

O empresário Joesley Batista, dono da JBS, na chegada à sede da Polícia Federal em Brasília (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
Após constatar irregularidades na negociação de ações da JBS, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um novo processo administrativo envolvendo a empresa, desta vez para investigar a responsabilidade dos irmãos Joesley e Wesley Batista nessas operações. Eles são acusados de uso irregular de informações privilegiadas e manipulação de preços.
O novo processo foi aberto pela CVM nesta quinta-feira (26). Joesley é acusado de comandar a venda de ações da JBS pela controladora FB Participações em dias anteriores à divulgação de notícias sobre a delação da empresa, que atingiu o presidente Michel Temer e causou forte reação no mercado financeiro. A ação da JBS despencou na bolsa na sequência do escândalo. Ele é investigado por manipulação de preços das ações da empresa.
Já Wesley também é acusado de usar informação privilegiada e manipular preços ao comandar a compra de ações pela própria companhia nos dias anteriores ao estouro do escândalo.
O novo processo é sancionador, o que significa que foi dado um passo além em um dos diversos processos abertos desde mai envolvendo a JBS. Primeiro, é aberto um processo administrativo para apurar irregularidades em operações do mercado financeiro. Dele, surge em seguida um processo administrativo sancionador (PAS), para investigar a responsabilidade de acusados pela irregularidade.
A CVM agora aguarda a apresentação dos argumentos da defesa dos irmãos Batista. O G1 procurou a J&F, dona da JBS, e aguarda posicionamento.
A CVM é o órgão regulador do mercado de capitais e tem poder para investigar e punir eventuais irregularidades. Se for constatado o uso de informações privilegiadas, a CVM poderá aplicar multas aos acusados e até mesmo proibi-los de operar no mercado financeiro.
G1

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR