sábado, 14 de setembro de 2013

ESPECIAL: PREFEITURA TIRA O LIXO DE UM LUGAR PARA ESCONDER EM CARNAUBAS



Sabe aquela máxima de que o que é bom a gente mostra e o que é ruim a gente esconde? Essa administração está se tornando expert nesse aspecto peculiar daqueles surrupiadores do bem público.

Pois essa máxima aplica-se bem a este momento de ação da retirada do lixo do lixão as margens da BR - 304.  Isso mesmo: retirada do lixo do lixão.

E digo mais: é como se fosse varrer a poeira para debaixo do tapete. Tira de um lugar para pôr em outro. E ao invés de 1, teremos 2 lixões. Isso mesmo, termos dois lixões. Porque esse espaço do lixão as margens da BR - 304  jamais poderá ser usado, principalmente para construção de um conjunto habitacional ou qualquer outro fim. 

Explico:
Primeiro pela contaminação do chorume que é liberado pelo lixo (e aí, vale ressaltar, a contaminação também do lençol freático); 
Segundo pelas reações químicas que isso pode trazer, com os vários tipos gazes infiltrados ali pelo longo período de uso são altamente explosivos. 
Terceiro, esse espaço será para sempre inabitável, e um eterno problema de saúde. Será que a prefeita já deslocou o corpo de bombeiros para emitir um laudo ou uma equipe especializada para medir a radiação existente no local.

Engraçado é que os "meios oficiais" que se encontra a serviço da prefeita, publicam a notícia da retirada do lixo visual (isso eles não explicam) como um grande benefício (O é em partes, santa!). Outros avisam em suas redes sociais, usadas graças a internet paga com o dinheiro o publico pela prefeitura para ficar plantando heresias, de que vai se construir casas sobre esse terreno poluído de gás metano altamente inflamável. E tem gente que aplaude porque não pensa na consequência futura, mas apenas no interesse instantâneo em face de se encontrar recebendo as benesses sem trabalhar. Dá pena!

Com relação a criação de um novo espaço, há claramente interesse em esconder o problema da falta de planejamento, de campanhas de educação e de um sistema de tratamento de lixo, que inclua: melhoria na varrição, pontos de coleta e limpeza das ruas (quem não percebeu a sujeira na rua durante o desfile de 7 de setembro: ruas sujas, esgoto a céu aberto...?) e um lixão a céu aberto quase vizinho a uma creche infantil!

O Aterro sanitário seria, a princípio, a solução. Mas isso custa caro, dizem. E dá voto? Isso gera propaganda falseada para os leigos no assunto? Não! 

Não se enganem, esse lixão nunca acabará. O que se está fazendo é a retirada do lixo visual para outro local sem nenhum respeito as famílias, que residem no local de passagem das caçambas que trasportam os resídios sem qualquer tipo de proteção, longe dos olhos de quem passa mas que, da mesma forma do atual, se infiltrará no solo causando doenças por tabela. E mais: Riachuelo não tem apenas esse lixão! Andem pelo bairro, por perto da Creche Pequenos Querubins, e as margens da Br - 304 em Cachoeira do Sapo e nos assentamentos da zona rural e encontrarão outros bem mais poluentes, ora! 

Seria importante que a prefeitura apresentasse, após discutir com a população que não foi sequer consultada, um plano para a resolução do destino correto do lixo residencial, comercial, hospitalar e tecnológico. Aqui, tudo é feito de forma ditatorial!

Afinal, a prefeitura tem dado destino correto a esse lixo altamente tóxico e nocivo (Lixo hospital e tecnológico)? Algum vereador do sistema e da oposição se habilita a questionar, ou fiscalizar as desastradas decisões nas caladas da noite do poder executivo?

O ideal é que tivéssemos um centro de beneficiamento, de separação para proporcionar renda e empregos nos município. Mas do jeito que se encontra sendo feito....lixo pra debaixo do tapete, ou melhor: pra debaixo das nossas casas. Afinal, é na terra que o lixo com esse tipo de tratamento vai ficar e poluir o sub-solo riachuelense, principalmente os açudes armazenadores de água para consumo do nosso rebanho.

Tirar o lixo de um lugar pra outro não vai resolver, vai apenas varrer a sujeira para debaixo do tapete, uma pura maquiagem. O que, por sinal, é praxe dessa desastrada administração, cheia de altos e baixos, igual as ondas de um oceano revolto com os fortes ventos que o sopram!

Me poupem, mas sua administração se encontra minada de tramóias e maracutaias, promoção pessoal em blog e marketing politico, tudo pago com o dinheiro publico! 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR