terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Com impostos, 'custo Neymar' pode ir a 158 milhões de euros, diz jornal

O contrato mostrado pelo Barcelona na semana passada, durante a primeira entrevista do presidente Josep Maria Bartomeu, mostrava que a operação financeira para levar Neymar ao clube havia custado 86,2...

O contrato mostrado pelo Barcelona na semana passada, durante a primeira entrevista do presidente Josep Maria Bartomeu, mostrava que a operação financeira para levar Neymar ao clube havia custado 86,2 milhões de euros (cerca de 285 milhões de reais).
Nesta terça-feira, o diário madrilenho El Mundo publica que o valor pode ser ainda maior. De acordo com o jornal, o valor total da operação pode chegar a 158 milhões de euros (R$ 507 milhões), incluídos impostos que o Barcelona teria de pagar à Fazenda espanhola.
De acordo com o publicado nesta terça-feira pelo diário, o dinheiro repassado à empresa N&N, dos pais de Neymar, pode ter um "salário simulado". Caso isso se confirme, o clube haverá de pagar a tributação necessária sobre o valor.
Na Espanha, os valores tributários que incidem sobre grandes salários são proporcionalmente muito maiores; no caso de Neymar, cerca de 56%. Assim, para que a N&N recebesse de fato os 50 milhões, seria necessário um pagamento de 113 milhões de euros.
Isso acontece porque, em contratos deste tipo, os jogadores costumeiramente pedem pelo valor líquido, e o clube paga os impostos diretamente à Fazenda do país. De acordo com o El Mundo, um dos objetivos do Barcelona no contrato com o brasileiro era mascarar o salário entre outras cláusulas para conseguir despistar a tributação.
Assim, caso a Justiça espanhola considere que o Barcelona tentou enganar a Fazenda e obrigue o clube a pagar os impostos, o "custo Neymar" dispararia para um valor quase três vezes maior do que o declarado inicialmente, de 57,1 milhões.
A conta feita pelo El Mundo inclui 95 milhões de euros - que o jornal mantém como quantidade paga na operação, apesar de o Barcelona falar em 86,2 milhões - mais os 63 milhões de impostos que poderiam incidir sobre o negócio, caso o clube tenha de pagar as taxas. 158 milhões de euros.
Foi o mesmo diário El Mundo que, há oito dias, publicou a primeira reportagem com cifras detalhadas sobre o contrato do brasileiro com o clube catalão, que teria um valor de 95 milhões de euros, 38 a mais que o oficialmente declarado pelo clube.
A reportagem causou mal-estar no clube e, aliada à confirmação de que a Justiça investigaria o negócio, levou o presidente Sandro Rosell a apresentar sua renúncia, sob alegação de que não queria participar de um processo judicial enquanto estivesse no cargo.
Nesta terça-feira, em Santos, o pai de Neymar fará um pronunciamento a respeito dos acontecimentos dos últimos dias. Não haverá a possibilidade de que a imprensa faça perguntas. Na segunda-feira, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, afirmou à rádio RAC1 que Neymar pediu uma cláusula de confidencialidade para preservar parte de sua família, que vive no Brasil, de possíveis atos de violência! Estamos de Olho, pois, é muita grana em jogo que menino besta não conta nas pontas dos dedos...Fala Aí, Neymar!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR