sábado, 17 de maio de 2014

Um forte El Niño pode fazer o calor bater recordes no fim do ano

Comparação do Oceano Pacífico em maio de 1997 e de 2014. As áreas vermelhas mostram água mais quente e nível do mar mais alto. Indicam um El Niño em formação. (Foto: Nasa)

Os cientistas estão observando sinais da chegada de um forte El Niño. O fenômeno faz parte do ciclo de variação de temperatura do oceano Pacífico. Durante o El Niño, a faixa equatorial do Pacífico fica mais quente. Durante a fase contrária, chamada La Niña, o Pacífico fica mais frio.
Essa variação de temperatura do oceano tem impacto pesado no clima do mundo todo. Os anos de El Niño tendem a ser mais quentes para a atmosfera. No Sul do Brasil, há verões mais chuvosos. No Sudeste, chuvas fora do padrão. Se a tendência se confirmar, pode significar que a Terra vai bater mais recordes históricos de calor.
A imagem acima é uma comparação das temperaturas do Pacífico em maio de 1997 (a esquerda) e maio de 2014 (a direita). Os trechos em vermelho mostram onde o mar está mais quente e mais alto do que a média. As áreas em azuis mostram onde ele está mais frio e mais baixo. O nível do mar tem relação com a temperatura. Na medida que a água do oceano esquenta, a superfície se eleva. Se esfria, ela desce. Estamos de olho nesse fenômeno natural direto da bela Macau-RN e meus compadres Micarlos e sua Juliana em pleno laser na bela Curitiba -PR.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR