HISTÓRIA DA QUÍMICA
Por volta do ano 400 a. C, dois filósofos gregos, Demócrito e Leucipo, propuseram uma teoria referente à natureza da matéria. Se dividíssemos qualquer material e o quebrássemos sempre em menores pedaços, chegaríamos a um ponto em que o fragmento remanescente seria tão pequeno, que não seria mais possível dividi-lo. Este fragmento indivisível eles denominaram de átomo.
Filósofos Estudiosos que exploram assuntos diversos para ampliar a compreensão da realidade. Estudos filosóficos não costumam ter base científica, ou seja, não são feitos experimentos para testar suas hipóteses. |
Á
| TOMO |
não | divisível |
Hoje sabemos que o átomo é divisível, mas sabemos também que Demócrito e Leucipo estavam corretos em acreditar que toda matéria é constituída de partículas extremamente pequenas.
A confirmação de que o átomo é divisível ocorreu no final do século XIX (1887), através da descoberta do elétron pelo cientista inglês Joseph John Thomson.
Cientista
Aquele que testa hipóteses baseado em seus conhecimentos, e os comprova através de experimentos. |
O conceito de átomo surgiu pela primeira vez por volta do ano 400 a.C, mas somente no final do século XIX ficou comprovado que o átomo poderia ser dividido. Portanto, durante aproximadamente dois milênios, a palavra átomo foi usada para designar o elemento básico que constitui toda a matéria. Hoje em dia continuamos a utilizar o termo átomo(“não divisível”), mesmo sabendo que ele é divisível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário