segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Sinal vermelho nesse monstruoso crime ambiental...Sem fiscalização!

Rio Potengi um símbolo da natureza...Tá morto e virou um esgoto de dejetos humanos a céu aberto em seu leito...Isso é um verdadeiro gato no pote!


O Rio Potengi ( o termo potengi) origina-se da língua tupi e significa "água de camarão"  através da junção dos termos potim "camarão" e y "água" é principal rio do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Seu estuário, que desemboca no litoral de Natal, logo foi descoberto pelos primeiros colonizadores portugueses, no século XVI, que o utilizaram para adentrar o território com suas embarcações. Denominaram-no "Rio Grande", por seu vasto leito e extensão, sendo a origem do nome da então Capitania do Rio Grande, nasce em um vale vulcânico com 14,4 Km de comprimento e 3,4 de extensão, em um conjunto montanhoso na cidade de Cerro Corá - RN.  Sua nascente está localizada no município de Cerro Corá, no interior do estado, viajando 176 quilômetros até chegar a sua foz no município de Natal, onde desemboca no Oceano Atlântico. Na capital do estado, marca a divisão entre a região norte e o restante da cidade, tendo seu acesso via Ponte de Igapó e mais recentemente pela imponente Ponte Newton Navarro.


Visando preservar o manguezal do rio, em 2006 foi criado o Parque Estadual dos Mangues, o qual nunca saiu do papel. A partir da Barragem Campo Grande na cidade de São Paulo do Potengi-RN, o leito do rio virou um esgoto à céu aberto como podemos visualizar nas fotos das lentes do professor em educação ambiental Damião Medeiros, recebendo toda água servida no saneamento da cidade de São Paulo do Potengi e até do Hospital Regional, que mais a frente serve de alimentação e bebida dos animais bovinos (foto) que são abatidos para consumo humano na cidade sem qualquer fiscalização sanitária e a partir do município de São Pedro-RN, recebe toda água do saneamento das lagoas de captação da cidade de Riachuelo-RN , que também escorrem a céu aberto no leito do Riacho Pedra Branca...O Rio Potengi e o Riacho Pedra Branca pedem socorro! Estamos de olho e vamos acompanhar o trabalho científico e voluntário do professor em educação ambiental Damião Medeiros do blog dsoriedem, que nos cedeu as imagens para republicação.
Texto/Redação/Edição
Prof. Nivaldo Lopes
Imagens/Fotografias
Prof. Damião Medeiros

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR