O governo federal aumentou consideravelmente os gastos publicitários que faz no Facebook. Um levantamento divulgado pelo UOL revela que a rede social recebeu, em 2014, mais de R$ 24 milhões para veicular anúncios oficiais, uma alta de 118% em relação a 2013, quando houve investimento de R$ 11 milhões.
É uma quantia de dinheiro superior à que O Globo viu do governo em 2014. Jornal impresso que mais recebeu publicidade oficial naquele ano, o veículo teve R$ 21 milhões. O Facebook também ficou acima da Veja, a que mais recebe entre as revistas semanais, com R$ 19 milhões em 2014.
Na internet não é diferente. O próprio UOL levou menos dinheiro: R$ 14 milhões, ou 63% a menos que a rede social de Mark Zuckerberg. Google e YouTube ficaram, juntos, com R$ 782 mil.
A ascensão do Facebook é recente. Até 2010 o governo federal nunca havia usado o site para fazer propaganda e, naquele ano, colocou apenas R$ 8,1 mil na plataforma. Em 2011 já foram R$ 1,2 milhão; em 2012, R$ 4,8 mi; e, em 2013, ultrapassou-se a barreira dos dez milhões.
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