Após receber alta, ex-governador Fernando Freire volta ao quartel da PM
O ex-governador Fernando Freire está de volta ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Tirol. Após ter recebido alta da internação hospitalar, ele seguiu para o Bope, na zona Norte da capital, onde ficou até a noite da sexta-feira passada. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o retorno de Fernando Freire ao Quartel da PM atende à uma decisão administrativa, visto que, o local no qual foi custodiado após sair do Hospital São Lucas é destinado exclusivamente aos agentes de segurança pública. A Sesed assegurou que a transferência de Fernando Freire para uma unidade prisional não tem data marcada.
A ida de Fernando Freire para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, na região Oeste do estado, chegou a ser anunciada pela Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) semana passada, mas não logrou êxito. Antes do CDP de Apodi, cogitou-se a transferência de Fernando Freire para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde, inclusive, uma cela especial no Pavilhão Médico com cama, ventilador e banheiro foi preparada para recebê-lo. Em reportagem publicada pela TRIBUNA DO NORTE no dia 09 de outubro, a titular da Sesed, Kalina Leite, admitiu que a situação de instabilidade no sistema prisional do Rio Grande do Norte contribuiu para a permanência do ex-governador Fernando Freire sob a custódia da própria Sesed.
A Secretaria de Justiça e Cidadania informou que continua disponibilizada uma cela no CDP de Apodi, na qual o ex-governador ficará preso em companhia de mais dois detentos com nível superior. Segundo a Sejuc, a Polícia Militar também já foi informada sobre a disponibilização da cela e aguarda apenas uma decisão da Sesed para fazer a escolta durante a transferência para Apodi. Freire foi levado para cela do presídio militar, vizinho à sede do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope), na avenida João Medeiros Filho, Zona Norte de Natal, na noite de terça-feira, quando recebeu alta do Casa de Saúde São Lucas, onde foi internado no dia 25 de setembro.
A escolha do CDP de Apodi para custodiar o ex-governador foi devido à tranquilidade e boa estrutura da unidade. Lá, Fernando Freire ficaria numa cela na área administrativa - entre o alojamento dos agentes, o refeitório e o cartório - com banheiro e ligação para a instalação de TV e ventilador. Segundo o diretor do CDP de Apodi, Márcio Morais, o presídio existe há seis anos e nunca registrou confronto entre facções ou rebeliões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário