Chuva de meteoros dá espetáculo no céu, que podem ser vistos a olho nu durante a noite...Geminideos!
A chuva de meteoros Geminídeos (constelação de Gêmeos) – uma das mais intensas e brilhantes do ano – ocorreu durante entre a noite de quarta (13) e a madrugada desta quinta-feira (14) e pôde ser observada em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil, com visão mais privilegiada para quem vive nas regiões Norte e Nordeste.
O fenômeno ocorre todos os anos no mês de dezembro, quando a Terra passa pelo rastro empoeirado de detritos rochosos deixado por um objeto chamado 3200 Faetonte. O pó e os grãos deixados pelo Faetonte encontram com a atmosfera da Terra a 126 mil km por hora e explodem, formando uma chuva de “estrelas cadentes”. A área do céu onde os meteoros surgiram entre ontem e hoje, chamada de radiante, está localizada na direção da constelação de Gêmeos, perto da estrela brilhante Castor ou alfa Geminorum.
Os Geminídeos poderão ser vistos a olho nu à noite até o dia 17 de dezembro. A recomendação é que as pessoas observem o céu a partir de locais escuros, de preferência longe da luminosidade das cidades. Veja nas fotos a seguir, imagens de chuvas de meteoros que iluminaram o céu pelo mundo nos últimos anos. Na foto, a chuva desta madrugada registrada em Belarus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário