Presidente do STF, Cármen Lúcia externa preocupação com ‘liberdade dos candidatos’
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, demonstrou preocupação “com a garantia da liberdade dos candidatos e dos eleitores, qualquer que seja a posição ou ideologia adotada por quem quer que seja” após o ataque contra o candidato Jair Bolsonaro
A magistrada disse ainda que deve “ser renegada qualquer forma de violência ou de desrespeito aos direitos, pelo que há que se apurar com celeridade, segurança e com apresentação de resultados o que efetivamente se passou, o responsávbel e qual a medida jurídica a ser imediatamente adotada”.
Outro membro do STF que se manifestou sobre o caso foi o ministro Gilmar Mendes, que classificou o episódio como lamentável. “É, para todos o títulos, deplorável. Temos tido campanhas acirradas desde 88, mas sem violência”, disse à BBC News Brasil.
“Nós tivemos em 2016 muitos episódios, na Baixada Fluminense, mas nunca numa eleição presidencial. Acho que isso é inédito. Acho que devemos tratar com cautela e claro repudiar e conclamar que as eleições ocorram em paz”.
Disse que o caso não gera preocupação sobre a condução da eleição. “Os órgãos eleitorais estão se portando como é devido. Mas é óbvio que o clima de acirramento às vezes leva a esses desbordamentos. É preciso que todos nós, que temos responsabilidade, clamemos para que haja divergência dentro de um ambiente democrático”. (Com informações da BBC Brasil)
Por Jornal Dois Quadros, em Notas
Nenhum comentário:
Postar um comentário