sexta-feira, 1 de novembro de 2019


Fábio Faria alerta para revisão do setor energético que pode prejudicar milhões de brasileiros


Por Robson Pires, em

O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) demonstrou preocupação com a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de alterar as normas para os consumidores que geram sua própria energia, geralmente por meio de painéis solares. Segundo o parlamentar, a mudança pode afetar milhões de brasileiros.
Em 2012, a ANEEL permitiu que os consumidores pudessem gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. Nesse modelo, caso o consumidor não use toda a energia, ele pode devolver esse excedente para a rede elétrica e utilizá-la posteriormente, sem qualquer custo. Agora a Agência está propondo uma diminuição gradual de incentivos, com cobrança de parte da energia consumida por essas unidades geradoras. A ANEEL alega que o crescimento da geração de energia própria pode causar desequilíbrio no sistema de distribuição.
“O crescimento da geração de energia limpa e renovável como a solar merece ser comemorado, pois, além de fomentar a economia local, com redução dos custos de produção, viabiliza inúmeros micro e pequenos negócios e amplia a geração de empregos. O mercado de energia solar ainda contribui bastante para a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera. Essa é uma tendência mundial. Aqui no Brasil, caso essa modificação prospere, haverá redução em novos investimentos no setor, prejudicando o desenvolvimento de uma fonte de energia que não agride o meio ambiente”, destacou Fábio Faria.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR