sábado, 13 de julho de 2013

AOS LEITORES E AS LEITORAS, COM CARINHO.



Não fiquei surpreso ao saber que fui duramente criticado pelo blog co-irmão Riachuelo em Ação. Como os canais têm posicionamentos diferentes eu já esperava o ataque, embora o ache desnecessário. 

No texto que tive acesso, constatei várias heresias criadas em meu desfavor: de que não sei escrever, de que misturo assuntos e uma verdade, apenas uma: a de que não sou jornalista. Provavelmente, querendo desfazer da minha condição de ser pensante num tom que visa me desqualificar. 

Dei a atenção devida ao fato para poder levar a todos uma reflexão sobre minha função com um texto num nível superior, marca deste blog. 

Realmente, não sou graduado em jornalismo. Sou um autodidata em situação de formação "prática" de comunicador. Assim como há professores autodidatas que não são formados mas sabem ensinar, há comunicadores que nunca foram a uma aula de jornalismo e são profissionais melhores que jornalistas com diplomas. Ou seja, não precisa necessariamente ser formado para exercer a função de comunicador. Ora, tem advogado que exerce função de comunicador... Porque eu não?!

Considero que faço comunicação comunitária há 08 anos (veja a definição do que é isso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_comunit%C3%A1ria ) E desde que criei o Jornal Dois Quadros, escrito e, agora, na internet, procuro usar uma linha de comunicação: a que privilegia a informação acima de qualquer interesse. Parece que isso tem incomodado. Que bom. Porque a boa comunicação é a que incomoda, que provoca a reflexão e as ações. 

O fato de não ser jornalista não me impede de ter opinião, nem de divulgar a minha análise acerca do que vejo nas redes sociais de contato (seja no alpendre da minha casa, ao telefone, num bate-papo de internet, aonde quer que seja nas conversas como os amigos ou clientes). Todo mundo faz isso nas ruas, agora, ainda mais, nas redes sociais. Vão punir a todos?

Quem vai me impedir o assegurado direto a liberdade de pensamento e de expressão? Que eu saiba, não existe uma Lei que impeça um cidadão comum de exercer a livre expressão em um meio de comunicação. Jornais, revistas, sites, rádios, tv's oferecem canais de diálogo aonde o receptor pode ter publicada sua opinião, desde que não seja em anonimato.  

E se eu não for formado em jornalismo quem vai me impedir de exercer a comunicação como prática cidadã? A Lei da Mordaça imposta pela intimidação coronelista? A despeito de quem:  dos que avisam, em tom de ameaça, de possíveis batalhas na justiça contra minha postura? Dos mesmos que as páginas arquivadas na internet registram matérias e comentários de anônimos covardes vomitando injúrias e difamações sem controle? 

Quem me conhece sabe: tenho opinião forte. Já ganhei e já perdi muitas oportunidades por ser assim. Mas não teço opinião para destruir. Procuro opinar para construir, por mais duro que possa parecer. Sei o quanto é difícil receber crítica, é preciso sapiência e maturidade.

Sempre digo que os políticos deviam me agradecer por colocar em evidência a voz das ruas. Já critiquei publicamente políticos locais e todos eles me cumprimentam. Isso mesmo, todos eles. Só pra citar alguns: JB que já recebeu críticas minhas durante o seu mandato, me cumprimeta. Marcílio Pessoa, a quem tenho cobrado posicionamento público acerca da oposição,  me cumprimenta. A própria prefeita, Mara Lourdes, a quem o modus operandi tenho criticado, me cumprimenta. O vereador Camaleão, a quem discordei da postura na mudança de bloco, me cumprimenta. Acho que todos eles entendem que critico o personagem público, nunca a pessoa física. E faço isso sem me esconder por trás das telas de computadores e sem denegrir imagem de pessoas de bem, autoridades ou até pessoas inocentes através da abertura de canais anônimos. 

Não uso ficção. Não por não saber usá-la, mas por simplesmente achar desnecessária na comunicação de meio político. Eu prefiro dar nome aos "bichos" para não ser confundido, por exemplo, como uma ave de rapina no arca de Noé. 

Sou a favor de jornalismo verdade, livre, sem interesses, sem cortinas de fumaça. Quem quiser que faça diferente, mas saiba ouvir as críticas de quem recebe esse tipo de informação. Pois não existe espaço para unilateralidade na comunicação.

Os resultados abaixo constatam que estou no caminho certo. Em apenas 2 meses de funcionamento o blog Dois Quadros:
- Saiu de 1 para 6 mil acessos;
- Saiu das últimas páginas para encabeçar a pesquisa "dois quadros" na busca do Google;
- Excluiu os comentários anônimos para evitar baixaria;
- Fez entrevistas com nomes importantes da política local - políticos como Micarlos Medeiros e Júnior Bernardo (e tem mais 3 na fila, cobrando as perguntas todo dia)
- Entrevistou personalidades como o reformista ambiental Damião Medeiros - autor do blog www.desoriedem.blogspot.com - que denuncia as mazelas ambientais em nosso município;
- Denunciou a secretária de saúde e ela foi demitida;
- Denunciou a falta de operacionalização dos tratores e eles saíram da garagem;
- Denunciou os animais nas ruas e providências foram tomadas;
- Antecipou o racha no grupo político da situação e tudo foi oficializado no Arraiá do Povão;
- Criticou os enfeites juninos nos postes, que apelidei de marmota, e eles foram retirados;
- Denunciou a falta de placas de identificação em obras públicas e elas apareceram;
- Alertou sobre as pirâmides financeiras (Telexfree e BBom) e vejam o que aconteceu;
- Noticiou a reunião entre o vereador Camaleão e a Prefeita, e a adesão se confirmou com uma carta constrangedora divulgada nas redes sociais.

Estou esperando que as denúncias abaixo sejam solucionadas:

- A recolocação nos quadros dos Agentes Comunitários de Saúde do portador de deficiência e ex-candidato a vereador pelo PT, Chico Gerônimo; Wellington Israel, que também foi perseguido por ter votado no PT, já foi recolocado. Ambas causas, são defendidas pelo excelente advogado Doutor Antônio Carlos;
- A denúncia contra a contratação de parentes, o que configura nepotismo;
- A falta de transparência nos valores do FPM gastos mensalmente;
- A denúncia contra a falta de transparência no dinheiro gasto na propaganda oficial no carro de som;
- A denúncia contra o lixão que, inclusive, foi objeto de matérias no blog Riachuelo em Ação durante toda a gestão toda passada;
- A luta pelo pagamento do Piso Salarial, que o blog co-irmão Riachuelo em Ação também cobrou durante a gestão passada;
Dentre outras.

Como disse acima, creio que tanto a oposição quanto a situação têm muito a agradecer a este blogueiro que não é jornalista.  

Por mais que me acusem disso ou daquilo, aviso que não tenho raiva. Não tenho inveja, nem guardo rancor. O que não posso é calar diante dos posicionamento dos agentes públicos. 

Não faço parte de nenhum dos grupos que constituem o poder político de Riachuelo. Fiz opção por outro caminho. Sou filiado ao PT. Nele, me sinto livre. E se o partido ao qual sou filiado resolver apoiar qualquer um dos blocos que estão se formando, eu terei direito de escolha: de seguir ou não o partido. No entanto, o blog não mudará de linha. 

Aqui a pauta é feita pela voz das ruas. Não quero me transformar num veículo oficial de candidatos, nem tampouco de administradores ou partidos políticos. Se assim fizer perderei a confiança dos leitores em troca de oferecer opinião vendida. Quem quiser fazer diferente que faça. Eu continuarei a praticar a opinião para esclarecer e não escurecer, para ajudar a resolver e não fazer intriga. O trabalho do blog é iluminar as tocas onde se escondem benesses a hipócritas e a mentirosos desmemoriados.

Tenho opinião e faço questão de exercer meus direitos. Tem gente que que gosta de exercer seus direitos nas calçadas, por telefone, escrevendo livros, outros se calam. Eu escolhi dar minha opinião a respeito dos fatos pelo blog para que a amplificação fosse maior. 

Nós, comunicadores, somos agentes públicos e temos que ter responsabilidade. Não podemos usar os meios de comunicação a nosso favor, nem a favor dos políticos. 

Por isso, mesmo sem ser jornalista, sendo apenas um secretário executivo, estudante de física e um micro empresário, faço da liberdade de opinião uma prática diária da democracia, do caráter e da cidadania.

Sei das barreiras as quais estou submetido e submetendo minha família, mas não tem mais volta. Escolhi ter liberdade. E por isso estou sempre recebendo comentários, telefonemas elogiosos à minha postura e iniciativa. 

Quero agradecer a Deus, a minha família e aos leitores que, gostando ou não do que é publicado, fazem desse blog um sucesso ao ponto de outro blog abrir espaço para comentar sobre nossa atuação. Desde já, agradeço o precioso tempo destinando a isso. Continuem me seguindo, fico extremamente lisonjeado com a audiência.

E, como sempre tenho dito: estamos de olho!




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR