domingo, 28 de julho de 2013

Damião Medeiros, explica o fenômeno da CERRAÇÃO

Esta semana, nossa cidade foi tomada por um fenômeno natural. Parecia até que estávamos no sul do país. Atrás de informações para poder explicar aos leitores o motivos da cerração, encontrei o belo texto do nosso amigo e reformista ambiental, Damião Medeiros. Segue abaixo:

CERRAÇÃO na cidade de Riachuelo-RN, agreste, resultante de uma inversão térmica, fenômeno que não é comum nesta área do semiárido, mas tão somente nas áreas Serranas.

No período de julho a agosto a temperatura ambiental cai de 3 a 5 graus centígrados à noite nesta área,  se comparada a outras épocas do ano.

Mas desta feita a causa da cerração, com a inversão térmica resulta das baixas temperaturas que estão se manifestando nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, que de tão intensas chegam ao semiárido nordestino.

Pode-se dizer, sem exagero, que a inversão térmica, nesta área do agreste, trazendo tanta poluição Enquanto em São Paulo - capital, e nas cidades industriais, a cerração com inversão térmica traz toda poluição atmosférica para a litosfera, ao mesmo tempo que impede a poluição subir da litosfera e hidrosfera para a atmosfera, no semiárido nordestino, onde a poluição atmosférica é uma das mais baixas do Brasil, teve de amargar a poluição atmosférica trazida da Região Sudeste pelo dinamismo atmosférico e, também, a poluição atmosférica da Amazônia.

Além da poluição visual (da fotografia) bloqueando a luz do sol, o ar que se respirou neste dia em Riachuelo-RN tinha CATINGA de fumaça da queima de petróleo e da queima de madeira verde, estranha para o ambiente concorre para aumentar as doenças cardiovasculares, mas também pode importar microrganismos estranhos.

Com informações do blog: http://dsoriedem.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR