segunda-feira, 15 de julho de 2013

O ASSUNTO DO PRESENTE E DO FUTURO EM RIACHUELO

Luta de poder: irmãs em pé de guerra.

Não se fala em outra coisa na cidade, a de poderá acontecer a qualquer momento mais uma ação da atual administração: exoneração de pessoas com cargos comissionados. 

Porém, para não abalar a imagem da prefeitura, uma estratégia já foi lançada pela sua turma de assessores: dizer que a grande culpada pelas demissões é a sua querida irmã de sangue, a vereadora do PMDB, Nataly Cavalcanti Pessoa.

Num momento em que, apesar das inúmeras benesses ganhadas de mão beijada pelos governos do Estado e Federal, seu grupo político rachou e sua imagem está arranhada pela forma de administrar, a prefeita Mara Loudes ganha desculpas para se defender do que poderá se confirmar em breve, são eles:

1 - A de que a culpa pelas demissões não é dela. Mas sabemos que se assume a culpa ao infringir uma Lei;

2 - Arranja uma maravilhosa desculpa para dizer porque não poderá cumprir as promessas de emprego que fez em 62% das casas riachuelenses que lhe ele confiaram o voto. O que acredito, seja Deus  colocando a mão em sua cabeça, como quem dá um sinal para nunca mais pregar o que não poder fazer.

3 - De que fará o concurso público. Isso poderá ser benéfico politicamente, poderá até ser usado em sua campanha: a prefeita que fez o concurso público. Mas já se sabe que o mesmo argumento poderá ser usado pela vereadora Nataly Pessoa de uma forma diferente: o de que o concurso só foi realizado porque ela batalhou. Ou seja, nenhuma das duas vai ser a dona do concurso. Explicaremos lá na frente.

A vereadora Nataly, por sua vez já deverá se defender, usando outros argumentos:

1 -  De que não fez mais que sua obrigação como legisladora e fiscalizadora da gestão pública, função que os vereadores em Riachuelo muitas vezes esquecem depois da posse e que o povo reclama tanto. Concordo em parte. 

2 - De que a sua ação vai gerar uma economia nas receitas do município e que vai exigir que o dinheiro seja gasto na educação no investimento em educação, saúde, por exemplo. O que discordo.

3 - De que essa ação vai garantir a realização de concurso público. O que a prefeita Mara Lourdes vai querer dizer também. E como dissemos, tem divisão de pesos. Ou seja, nenhuma das duas vai ser a dona do concurso. Explico lá na frente.

Entendo que a vereadora Nataly Pessoa está agindo perante a Lei. E contra ela, não há argumentos. Mas também entendo que a prefeita teve pouco tempo para o modus operandi do concurso. 

Sai da necessidade eminente de geração de empregos na cidade, mas a forma como tem ocorrido os contratos de comissionados no serviço público é um descalabro, um atentado ao bom senso. E precisava ser revisto. Este blog, inclusive, fez matéria sobre o assunto. 

Fico triste por saber que dezenas de pessoas vão perder suas vagas, mas como cidadão que luta pela igualdade de direitos entendo que um concurso público é a melhor forma de preencher as vagas existentes na esfera pública da nossa cidade.

Agora vou explicar quem poderá ganhar o título de responsável pelo Concurso Público e como poderá conquistá-lo:

A realização de um concurso público exige dos vereadores uma fiscalização rigorosa durante do o processo, desde a aprovação do projeto e do edital para realização, passando pela contratação da empresa a realizá-lo e também da sua aferição (resultado). Inclusive, deve-se atentar se o número de vagas oferecidas não venha infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois sabe-se que diante da realidade  na folha de gastos isso pode ser o entreve para a não realização do concurso nos últimos anos. Os vereadores e a sociedade devem ficar atentos. Tudo para não deixar as brechas que ajudam nas fraudes que vemos acontecer pelos concursos Brasil afora. Ou seja, mais do que nunca os vereadores terão papel de desempenhar a função de fiscalizadores, e quem sabe, assim, limpem a barra de que não fazem nada pelo nosso povo, ganhado, assim, a responsabilidade pelo concurso. 

Fácil, né? Como sempre, para Riachuelo, essa resposta vai depender do lado em que você está.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR