sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Próstata o terror dos homens!

Exclusivo do blog! Novidades no tratamento do câncer de próstata...O terror dos homens!


Com a preocupação constante do câncer de próstata, muitas pesquisas acerca da doença vêm vendo desenvolvidas nos últimos anos. A doença atinge homens a partir dos 40 anos e é o segundo tipo de câncer que mais acomete homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Os estudos têm como objetivo disponibilizar, sobretudo, novos tipos de tratamento para os pacientes que possuem diagnóstico conclusivo para câncer de próstata. As novidades científicas também visam melhorar a eficácia dos tratamentos, causar menos desconfortos nos portadores da doença e reduzir os efeitos secundários de quem retira a próstata parcial ou totalmente.
Novidades no tratamento do câncer de próstata

Procedimento cirúrgico

A intervenção cirúrgica é o tratamento que remove toda ou parte da próstata e é indicada para casos em que ainda não há formação de metástase. Um dos maiores riscos desse procedimento que preocupa muito os pacientes é a possibilidade de se tornar impotente sexualmente ou ainda desenvolver incontinência urinária.
Assim, pesquisas desenvolvidas vêm indicando que é possível fazer uso de enxertos de nervos no momento da cirurgia, substituindo os terminais nervosos responsáveis pela ereção – preservando a atividade sexual do paciente e contribuindo para evitar esses problemas. Os enxertos podem ser naturais, retirados de outras partes do corpo, ou sintéticos, desenvolvidos em laboratórios.

Radioterapia direcionada

Outra novidade é a aplicação da radioterapia apenas na glândula prostática, já que os métodos tradicionais acabam por permitir irradiação em órgãos próximos, como a bexiga e os testículos – causando desconfortos, irritação dermatológica, dificuldade em urinar, escurecimento e ressecamento do local, entre outros efeitos colaterais.
Além disso, estudos disponibilizam novas ferramentas tecnológicas, como programas de computador, que possibilitam mapear melhor as áreas que receberão a radioterapia. Porém, esse novo método de aplicação do tratamento ainda não contempla todos os tipos de câncer de próstata, pois depende do estágio da doença e condições gerais de saúde do paciente.

Ultrassonografia computadorizada

Com a conscientização da população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, muitos pacientes, felizmente, descobrem a doença no começo. Assim, as pesquisas também estão investindo em novos tratamentos para o câncer em fase inicial.
Uma dessas novidades, já disponíveis em centros de pesquisas de diversos países, é o Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU). O uso da tecnologia proporciona a destruição das células cancerígenas, através da elevação da temperatura destas células, com feixes ultrassônicos.
A eficácia do tratamento ainda está em processo de comprovação e, se comprovado, o procedimento se aplicará apenas em estágios iniciais da doença aumentando as chances de cura.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR