terça-feira, 11 de outubro de 2016

Alunos do Pronatec apresentam trabalho científico em Recife

Aws4 request&x amz signedheaders=host&x amz signature=0f26f1d1ef348be7fc5d394ab10af741ba293605c8c836bc1e7b17c72ecf211a

Durante a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, realizada em Recife no período de 29 de setembro a primeiro de outubro, os alunos Antônio Germano de Castro Filho e Kelvin Stênio de Moura Nascimento, apresentaram o artigo científico intitulado ‘Consumo de frutas e valorização das práticas agroecológicas na geração de renda na cidade de Tibau-RN’ representando o Pronatec/EAJ/UFRN no evento.
O artigo já apresentado na Feira de Ciência e tecnologia da Escola Rui Barbosa (FECITERB), no II Fórum do Pronatec Jovem Aprendiz, na Feira regional da 12º Dired, em Mossoró, foi desenvolvido com o objetivo de incentivar o consumo de frutas e questionar os motivos do baixo consumo por parte da população.
 “Apesar da importância do consumo de frutas na promoção da saúde e prevenção de doenças, observamos que muitas dificuldades são enfrentadas pelos agricultores familiares na produção de frutas, no município de Tibau. Diante disso resolvemos desenvolver uma pesquisa com a população do município com o objetivo de incentivar o consumo de frutas, além de conscientizar sobre a importância do consumo de produtos agroecológicos e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares na produção”, explica o aluno Antônio Germano de Castro Filho, 19 anos.
O artigo aponta que palestras e outras medidas de informação podem ser realizadas para disseminar a importância da agroecologia e do consumo de frutas para a população. Além disso, propostas deverão ser apresentadas à Câmara de Vereadores para melhoria das condições dadas aos agricultores, como o abastecimento de água, capacitação e informação, a fim de valorizar a fruticultura agroecológica, gerando renda, saúde e qualidade de vida.
Para o aluno Antônio Germano, apresentar a pesquisa desenvolvida em feiras científicas é uma experiência muito engrandecedora. “Nas feiras cientificas que participamos absorvemos muito conhecimento que serão essenciais para nossas carreiras acadêmicas, além de ser uma oportunidade de ver outras culturas. É muito gratificante participar desses eventos representando nossa cidade de Tibau, a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e todas as pessoas que nos apoiam direta e indiretamente”.
Segundo o Coordenador do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho, é muito gratificante ver o empenho dos alunos na promoção de pesquisa e desenvolvimento econômico do município onde residem. “O Pronatec tem como objetivo promover a inserção socioprofissional dos participantes. Para nós da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN é muito gratificante ver os jovens participantes do Programa empenhamos em promover a ciência e o desenvolvimento do seu município. Só temos a elogiar e parabenizar os alunos do Programa em Tibau pela garra e talento”.
Com 1400 horas, o curso técnico em Fruticultura tem como objetivo formar profissionais aptos a participar do planejamento, execução e monitoramento das etapas de produção de plantas frutíferas. Em Tibau, o curso é ofertado na Escola Estadual Rui Barbosa em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR