segunda-feira, 12 de outubro de 2020

 



Entrevistado: Caetano Sena – Coordenador Geral da Coligação Riachuelo no Coração




Dois Quadros:

Caetano quem é Joca Basílio?


Caetano Responde:

JOÃO BASÍLIO NETO é filho de Fernando de Aribaldo Basílio e Maria do Carmo Araújo Basílio. Embora tenha nascido em Natal, sempre teve vínculo estreito com o nosso município, tanto que foi reconhecido pelo povo e eleito vereador por três vezes consecutivas, inclusive, tendo sido o vereador mais votado em 2012com mais de 700 votos. JOCA sempre foi um agente público dedicado ao povo de Riachuelo, mesmo sem mandato, continuou realizando seu trabalho nos últimos quatro anos, isso vem lhe credenciando, cada dia mais, a ser escolhido pela população riachuelense para ser prefeito nos próximos quatro anos. Essa é a vez de Joca, é a vez de todos. 


Dois Quadros:

slogan na campanha de 2016 foi “O povo quer o liso”, nesta eleição nos deparamos com um novo slogan “A vez de Joca é a vez de todos”.  Além do slogan, o que o povo riachuelense pode esperar de novo nesta eleição? 


Caetano Responde:

Na verdade, o lema “O povo quer o liso” surgiu durante o pleito de 2016, mas esse não era o nosso slogan oficial naquele ano. 

Quanto as novidades para 2020, temos o nome da candidata a vice-prefeita, Clébia, que topou esse desafio, trazendo o olhar e a experiência de uma grande mulher para esse projeto. Somando-se a isso, apresentamos um plano de governo completo, com novas propostas, sem esquecer daquelas que consideramos fundamentais e que já estavam presentes em 2016. 


Dois Quadros:

Quando o mundo todo ficou sabendo do impacto que robôs tiveram na eleição presidencial americana de 2016, ajudando a disseminar  fake news, ficou claro que a tecnologia tinha entrado de vez para a política, em uma era totalmente digital por qual motivo ainda não temos/vemos a intimidade do Candidato a Prefeito Joca Basílio em suas redes sociais no dia a dia? 


Caetano Responde:

O histórico de JOCA, enquanto agente público, sempre foi pautado pelo trabalho diário junto a população, o que acontece durante os 365 dias do ano, talvez esse fator tenha nos impedidos de ter um empenho maior nas mídias sociais. Porém, é perceptível o aumento da nossa interação através dessas redes, principalmente no WhatsApp, Facebook e Instagram, como também o engajamento de nossa militância tem correspondido a altura e nos proporcionado números satisfatórios. 


Dois Quadros:

Enquanto na “vida real”, vivida fora da tela do computador ou do smartphone, as pessoas se seguram para não expressar opiniões preconceituosas e agressivas, com medo das consequências, esses comportamentos são liberados na vida virtual.  Além disso, “as pessoas podem criar perfis falsos ou se tornarem anônimas” para atacar umas às outras sem medo de represálias. Existe algum tipo de orientação/conscientização da parte da coordenação da campanha aos seus eleitores para o combate/fim da disseminação do ódio gratuito em redes sociais? 


Caetano Responde:

Desde 2016, nós temos feito uma campanha pautada no respeito ao adversário, nosso comportamento e discurso sempre estão pautado em propostas. Mesmo sendo vítima de acusações infundadas e até mesmo de “fake news”, nossos candidatos não estão focados em atacar a vida pessoal e particular de outros candidatos, esse não é o perfil de JOCA, tampouco o de CLÉBIA. 

Da mesma forma, sempre orientamos nossa militância nesse sentido, isso acontece nas conversas presenciais ou virtuais e até mesmo em grupos de WhatsApp. Entretanto, o eleitor é livre para se manifestar e responsável por seus atos, torna-se humanamente impossível ter total controle sobre a vida e as atitudes de outras pessoas. 


Dois Quadros:

A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo mundo. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra distante do desejado.  Ter uma candidata à vice-prefeita mulher acrescenta em quais aspectos nesta eleição? O que Clébia Sena traz de novo para os eleitores de Joca Basílio? 


Caetano Responde:

Conforme foi dito, a participação feminina na política ainda não é priorizada por todos os seguimentos sociais e partidários, o que é inaceitável, tendo em vista o número de mulheres no Brasilpois representam mais da metade da população brasileira. 

Nossa coligação, Riachuelo no Coração, tem a honra de ter uma mulher como candidata a vice-prefeita, essa já era uma chapa desejada há muito tempo. Ao dispor seu nome para a disputa, CLÉBIA oferece ao povo a experiência, a sensatez e a credibilidade de quem já foi primeira-dama e secretária de Assistência Social em nosso município durante oito anos. Nós também precisamos falar da sensibilidade que essa mulher carrega consigo, proporcionando uma emoção singular em sua fala e nas atitudes também. 

Além disso, essa parceria já é antiga, quando cogitou-se o nome de CLÉBIA, em 2016, para ser candidata à prefeita, o nome de JOCA foi cogitado para ser seu vice. Isso mostra que há um vínculo de confiança, lealdade e reciprocidade entre os dois. 


Dois Quadros:

O Candidato a Prefeito Joca Basílio saiu na frente após promover o seu primeiro evento depois de oficializar a sua candidatura ao poder executivo, o que podemos esperar deste evento que acontecerá dia dez (10) de outubro de 2020 em nossa cidade?  

(EVENTO ADIADO)


Caetano Responde:

O nome escolhido para nossa coligação é “Riachuelo no Coração”, porque nós acreditamos que o bem, representado pelo coração, sempre deve estar acima de tudo. Portanto, será mais uma grande demonstração de AMOR, CARINHO e RESPEITO por Riachuelo, tanto por parte dos candidatos que compõe a chapa majoritária, como também pelos que fazem parte das duas chapas proporcionais (PSD e SOLIDARIEDADE), mas principalmente por parte do povão que certamente irá as ruas novamente para festejar e confirmar que acreditam e confiam nos nossos candidatos! 



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR