terça-feira, 18 de agosto de 2015

Crise no abastecimento no Vale do Açu é decorrente de baixa no rio Piranhas

semaguaPendências, Macau, Alto do Rodrigues e Carnaubais, além dos distritos de Baixa do Meio e Diogo Lopes (no município de Guamaré) estão com dificuldades de abastecimento em virtude da baixa no rio Piranhas/Açu. A situação, que se intensificou nos últimos dias, foi provocada por barramentos, através de estruturas instaladas ao longo do rio por particulares, além de irrigações por métodos ineficientes, como é o caso da inundação.
Alguns represamentos e irrigações estão sendo feitos de maneira irregular, para benefício próprio, em detrimento do abastecimento prioritário, que é o consumo humano. A Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas do Rio Grande do Norte (Caern), do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) e da Polícia Militar, realizou nos últimos dias fiscalizações para coibir este tipo de infração.
Além disso, a ANA aumentou provisoriamente a abertura das comportas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, para permitir uma recuperação da vazão do rio. Ainda como forma de melhorar o abastecimento, a Caern realizou na última sexta-feira (14) uma manutenção no canal de acesso das captações destas cidades. A previsão da Caern é que nos próximos dias o abastecimento tenha melhoras graduais. A recomendação é que a população utilize a água disponível de maneira racional.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

MÉDICO, AMIGO E LEITOR